quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sonho X Realidade

Sonhar: estar distraído, pensar de maneira vaga, fantasiar, alimentar ilusões, quimeras, utopias.
De certa forma todos sabemos diferenciar sonhos de realidade, mas o que faz uma pessoa tentar realizar um sonho se ela própria acha que aquilo não faz parte da realidade? Não estou aqui para vir com mais uma frase clichê do tipo: “Quem acredita sempre alcança”. Talvez esse seja o motivo para que as pessoas entrem em contradição com seus pensamentos e busquem algo considerado inatingível, elas simplesmente não são submissas ao seu pensamento metódico de satisfação.
Em conseqüência dessa busca por algo fora da realidade percebe-se o surgimento de idéias brilhantes, talvez com remotas chances de darem certo, porém brilhantes e encantadoras só pelo fato de existirem. Louco? Ora, quem é que não tem um pouco de loucura? As coisas mais simples podem ser os sonhos mais complexos e vice-versa, nem todos são capazes de entender o valor de um sonho, eu diria que o próprio sonho é algo utópico. Mas quem sou eu pra definir o valor ou o sentido de um sonho? Sou apenas um “tradicionalista modernista” que talvez tenha um sonho, que talvez possa ou não ser realizado, quem sabe um dia eu possa dizer que encontrei a utopia, afinal não custa nada sonhar e o mais importante é que dependo apenas de mim. Queria que essa afirmação fosse verdade, porém nem o mais solitário dos homens consegue pensar em um sonho pra si só, alguns inclusive tornam-se dependentes de outros para sonhar. Alguns podem questionar porque tal dependência se o sonho é de certa forma o auge do individualismo, pois os sonhos podem ser considerados o maior desejo do individuo.
Sem saber as respostas de porque sonho, tentarei não questionar, para que minha existência efetiva não me faça desistir de sonhar, apenas assim entenderei os objetivos dos meus sonhos.

Borba Jr., G.

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar"
(Eduardo Galeano).

1 comentários:

"Um sonho que se sonha só é apenas um sonho"... então eu vou sonhar, não custa nada!

Postar um comentário

Divulgue o 100cultura aos amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites